terça-feira, 6 de maio de 2008

A minha Tartaruga e eu!





 

 

 

 

 

A minha tartaruga e eu

Pesquisa e Adaptação: Mário d'Araújo  


A maioria de nós não sabe como pegar numa tartaruga e então, mais ou menos de qualquer maneira, lá vai o bichito sem saber para onde nem porquê. E então ficamos com uma tartaruga cheia de medo e assustada, olhando para nós como um predador perigoso. Assim vamos dar-lhe alguns conselhos para que a sua tartaruga confie em si:



* Quando estiver perto da sua tartaruga faça apenas movimentos lentos, nunca movimentos bruscos. Evitar-lhe-á sustos desnecessários.


* Um dia chegará perto dela e ela não demonstrará qualquer tipo de receio (não mergulha na água nem se esconde). Este período de tempo é variável. Pode demorar alguns dias ou alguns meses. Poderemos então passar à tentativa do contacto directo: tocar-lhe. Um processo também muito gradual e que irá requerer muito da sua paciência e persistência.


* Proporcione-lhe um aquaterrário com boas condições, limpo e higiénico, para que ela se possa sentir feliz no seu habitat. Coloque-o num local da casa que seja movimentado, sem correntes de ar, e que dê para ela ouvir vozes e outros ruídos, como por exemplo perto da TV. As tartaruguinhas não se importarão nada de ficar numa sala bem movimentada, onde passamos a cada momento. Acabam por ficar muito sociáveis mesmo para com os estranhos.


Conseguindo estes pequenos passos sem ficar nervoso, fazendo as coisas com calma, a sua tartaruga aprenderá a confiar em si: SEMPRE.

COMO PEGAR NA SUA TARTARUGUINHA


A sua tartaruga tem partes do corpo muito sensíveis como por exemplo a carapaça. Por isso pegue-a pelas zonas laterais e deixe-a ver o seu rosto. Ficará mais sossegada. Segure de modo a não a deixar cair, sem apertar. Quando são maiores, as tartarugas têm uma força descomunal nas patas traseiras, por isso pegue-lhes de modo a que não consigam encostar as patas traseiras na sua mão.
várias tartarugas num terrário de um aficcionado

Alimentação


Se não proporcionarmos a alimentação correcta de nada adianta termos os melhores equipamentos ou outros cuidados, pois as nossas tartaruguinhas não poderão crescer de forma saudável.

Mais do que a quantidade, a qualidade dos alimentos é muito importante. A alimentação deve conter as seguintes substâncias:

- Gorduras e hidratos de carbono: para o fornecimento de energia.

- Proteínas e aminoácidos: favorecem o desenvolvimento dos músculos e são uma fonte de energia.

- Fibras: auxiliam a digestão e previnem a obstipação ( prisão de ventre ).

- Cálcio e minerais: necessários para o desenvolvimento do carapaça e esqueleto. Previnem, por exemplo, a paralisia.

- Vitaminas: asseguram a resistência às doenças e garantem o bem estar das tartaruguinhas.

As tartaruguinhas devem ser alimentadas de duas a três vezes ao dia.


A pensar na alimentação da sua Tartaruga podemos sugerir o Sera - Raffy I, com Gammarus desidratados (camarões siberianos do género Gammarus pulex), larvas de mosca e ovos de formigas e o Raffy P, um granulado flutuante, ambos de óptima qualidade. Para as Tartarugas mais jovens e que são as que vulgarmente são adquiridas nas lojas da especialidade, o Raffy Baby, Gammarus recém-nascidos enriquecidos com vitaminas e minerais, e o Raffy Baby-Gran, granulado rico em minerais e oligo-elementos. Para os exemplares adultos ou para as Tartarugas/Cágados Terrestres, o Raffy Royal, peixes secos, o Raffy Mineral, granulado flutuante rico em cálcio e aminoácidos e o Raffy Vital, granulado vegetal


Podemos também diversificar ainda mais a dieta das nossas amiguinhas recorrendo a certos alimentos para peixes, como as dietas sera FD Shrimps, Tubifex, Krill ou mesmo alimento em pastilhas, como o sera viformo ou sera spirulina, por ex:, caso as tartarugas já sejam de tamanho razoável.

É ainda aconselhável suplementar a alimentação de qualquer espécie com um complexo de vitaminas específico, como sera Reptilin.

Os alimentos naturais podem e devem ser fornecidos às tartarugas, sendo pois uma óptima alternativa nutricional, juntamente com os alimentos acima referidos. Os mais comuns são tomate, pepino, banana, mamão, maçã, entre outras frutas e verduras. Evite a alface e/ou frutas cítricas, pois poderá originar diarreias e outros problemas intestinais. Lave sempre bem os alimentos naturais, de modo a retirar restos de pesticidas ou outros produtos similares. Se forem frutas, descasque-as, pela mesma razão: a casca pode ter pesticidas acumulados.

Os alimentos devem ser distribuídos à temperatura ambiente, pois de contrário, poderão originar graves problemas intestinais às tartarugas.


Se quiser manter o aquaterrário mais limpo, pode alimentar as tartaruguinhas num pequeno recipiente à parte, com um pouco de água do aquaterrário (e assim vai mudando água sem dar por isso) evitando a acumulação de restos de alimentos não consumidos.
E como sugestão experimentada em várias importações posso também sugerir uma folha de alface nos primeiros dias, que elas trincam com prazer e vontade, assim como os sera carnivor e o sera herbivor que elas também comem e que estão perfeitamente adaptados a todas as espécies.

E não se esqueça: quanto mais variada a alimentação, mais saudável será a sua tartaruguinha.

marioadearaujo@gmail.com


Na foto abaixo, podemos ver

Sem comentários: