segunda-feira, 28 de julho de 2008

Algas no Aquário - Porque é que eu tenho algas no meu aquário?

Porque é que eu tenho algas no meu aquário?

Pesquisa e adaptação: Mário d'Araújo

Existem montes de causas que originam o crescimento de algas nos aquários. As principais, ou mais comuns, são de origem biológica o que dificulta a tarefa do aquariófilo que na maioria dos casos se vê, ou sente, incapaz para controlar ou eliminar esses desequilíbrios biológicos.

E as algas parecem-se com o quê?

O crescimento excessivo de algas é detetável a olho nu e pode ter vários aspetos. Muitas delas são finas, parecem cabelos, outras viscosas formando películas sobre as plantas e decorações, outras parecem pó em suspensão na água, geralmente de cor verde ou vermelho/castanho.

Acima, imagem de aquário com Água verde - http://freshwater-aquarium-passion.blogspot.com/

Geralmente tudo começa com um fina película acastanhada (aquilo a que chamamos ‘filme’) cobrindo toda a superfície do aquário.
 Foto 1
Se não fizermos nada logo teremos uma explosão de micro algas verdes em suspensão na Água que podem levar a grandes 'folhas' verdes, viscosas, que invadem as plantas, as decorações e mesmo o fundo do aquário.

E o crescimento excessivo das algas é um problema?

Uma pequena parte de algas ‘boas’ é sinal de um aquário natural onde os Peixes podem beneficiar da presença das mesmas. Podem acontecer situações temporárias de proliferação excessiva, principalmente em aquários novos, acabando no entanto por desaparecerem por falta de nutrientes. As algas mortas devem ser removidas pois deterioram a água (baixam o pH) durante o processo de apodrecimento. Esta não é pois uma situação muito problemática. O problema é o crescimento excessivo e persistente das algas num aquário

Algas em excesso tornam o aquário feio. Espalhadas pelos vidros e pelas decorações, não deixam ver os Peixes nem as plantas. Acabam por afetar a qualidade da Água e provocam irritações branquiais nos Peixes. Depois acabam por impossibilitar a fotossíntese das plantas do Vosso aquário, fixando-se nas folhas das mesmas.


E existem mais de 25000 espécies de algas que nós não queremos nos nossos aquários ...


Na foto à esquerda podemos ver
algas filamentosas


Foto 2
Fotos acima: 1 e 2: www.aquariumpoetry.blogspot.com

Nos casos mais graves, mais algas do que plantas, devem retirar, arrancando à mão, o máximo de algas que conseguirem. Não deixem restos de algas dentro do aquário. Elas apodrecem, como referido anteriormente.
Podem utilizar produtos algicidas, com o cuidado de respeitarem as instruções de utilização do fabricante, mantendo uma boa vigilância nos filtros que deverão, nestes casos, limpar regularmente. Se tiverem caracóis (Ampularia, por ex:) retirem-nos do aquário antes de utilizarem os algicidas.


Dependendo das espécies de algas a eliminar, da qualidade de água e do algicida escolhido, o processo de ‘remoção das algas’ pode demorar de duas a seis semanas apesar de se observarem efeitos positivos nos primeiros dias do tratamento.
À esquerda para as filamentosas.





À direita para as algas pincel.
Na foto acima, algas verdes tipo película - http://www.gwapa.org/articles/algae/images/bga.jpg

Quase que como para concluir:
Para ser mais específico posso dizer que as algas se propagam alimentando-se de Nitratos e Fosfatos sob certas condições de luz ou melhor dizendo, de espetro luminoso. Mas há no entanto um grande número de outros fatores que fomentam a propagação das algas e isso deixa-nos na impossibilidade de detetar a causa exata do problema. Daí que é muito importante atingir e manter um equilíbrio biológico no aquário, o qual reduzirá as hipóteses de aparecimento das algas e dos seus quase sempre nefastos efeitos.

Um bom equilíbrio biológico é bem mais fácil de conseguir se:
- Tiverem um crescimento saudável das plantas do aquário
- Instalarem a potência luminosa adequada (watts e duração)
- A quantidade de Peixes é a adequada ao tamanho do aquário
- Fizerem mudanças de água regulares (de 10% semanais, ideal)
- Contarem os Vossos problemas ao Vosso fornecedor (que Vos dará de boa vontade todos os esclarecimentos e conselhos necessários)

Então posso concluir que para manter as plantas e os Peixes de forma saudável há coisas muito simples que não devem esquecer:
1 - alimentar as plantas de forma correta com fertilizantes líquidos ou não, de acordo com as instruções do fabricante, de forma a mantê-las com uma boa taxa de crescimento, folhagem bem colorida e raízes fortes.
2 - controlar os parâmetros da água, o pH e o kH essencialmente, que deverão manter entre os 6,2 a 6,8 e de 2º a 8ºdkH, respetivamente, de acordo com as espécies de Peixes que ocupam o Vosso aquário.
3 - com a temperatura entre os 22º e os 28ºC, um bom filtro, de acordo com o volume de água, e ... Pronto!

Aí está um belo aquário que deixará os Vossos amigos maravilhados ao entrarem no Vosso escritório ou na Vossa casa.


marioadearaujo@gmail.com

2 comentários:

criativa e poderosa disse...

Adorei seu blog.

Videos Legais disse...

Gostei muito do seu blog e estou postando ele no meu Face


Veja estes videos do aquário plantado que eu montei!

se gostar se inscreve no meu canal, logo estarei postando mais videos do meu aquário

http://www.youtube.com/watch?v=udEG0-H53Jw

http://www.youtube.com/watch?v=X_XU956o4bQ