quarta-feira, 25 de junho de 2008

Ciclídeo Papagaio

Fichas de peixes


Ciclídeo Papagaio
Um peixe de popularidade surpreendente



Na foto 2 exemplares do aquário






No mundo da aquariofilia assistimos muitas vezes a coisas excepcionais para as quais não se consegue dar um significado ou mesmo compreendê-las. Fenómenos que muitas vezes são únicos, que não se repetem mais e que inevitavelmente suscitam uma grande curiosidade ao aquariófilo ....
Por outro lado muitas destas coisas surpreendentes ficam no segredo dos deuses porque não se comentaram, não se escreveu nada sobre elas, a máquina fotográfica não tinha rolo, a cassete de vídeo estava com a telenovela, etc., etc. isto para não falar do tempo que nunca temos ... Penso que esta será uma das vantagens da troca de ideias e experiências entre os apaixonados da aquariofilia ou de qualquer outro tipo de passatempo. Daí que, das poucas coisas que eu fui, ou fomos, juntando ao longo do tempo, possa eu ou qualquer um de vocês partilhá-las com muitos outros que têm a tal “curiosidade” de querer saber um pouco mais ... ou como diria um pensador de outros tempos: “procura o porquê das coisas ...”
Um destes casos “estranhos” passa-se num aquário panorâmico, de 1 metro, fabrico tradicional, e com cerca de 100 litros de água, instalado na sala de espera de um consultório médico, que passo de imediato a descrever.
Os felizes hóspedes deste aquário eram e são dois casais de ciclídeo papagaio e um botia palhaço. O fundo está coberto de areia média, cerca de 4 cm de altura, alguns troncos, raízes e rochas não calcárias. Duas pequenas pedras porosas disfarçam um difusor colocado no lado posterior esquerdo do aquário.
A iluminação é garantida por um tubo fluorescente ‘Freshwater’ de 25w, da marca sera, que se mantém acesa durante as horas de funcionamento do consultório e, por incrível que pareça, o aquário não tem planta nenhuma por opção do proprietário.


O filtro, um B 200 da sera, aplicado no vidro traseiro do aquário,foi instalado com sera biopur, sera carvão activo e sera lã de vidro. Para manter a temperatura o novo sera aquecedor com termóstato de 100 watts.
No que diz respeito aos parâmetros da água temos uma temperatura média de 29ºC, um pH de 7.0 a 7.5 e uma dureza total de 12ºdgH, valores fáceis de quantificar com os sera-Testes pH e gH, respectivamente. Uma vez por mês faz-se uma mudança de água de cerca de 30 litros: 20 litros de água da torneira deixada em repouso durante 20 dias e depois decantada e bioacondicionada com sera aquatan, e cerca de uma hora depois sera nitrivec. Os outros 10 litros são de água de osmose. O carvão também se substitui e adicionam-se oligoelementos para água doce, que neste caso é o sera activant e sera fishtamin, suplemento vitaminado que pode ser adicionado no alimento.
Os ciclídeos papagaio que habitam este aquário foram comprados há mais ou menos três anos e mediam cerca de 7 cm. Desde essa altura que cresceram de uma forma inusitada, e atingiram um tamanho (de 20 a 25 cm) que de dia para dia faz com que o aquário pareça cada vez mais pequeno ao ponto de eles aparentarem algumas dificuldades nos seus movimentos ou mudanças de direcção. Os papagaios são alimentados uma vez ao dia com sera cichlid sticks, granulado para ciclídeos, alternado com sera red parrot, granulado colorante específico para esta espécie, que eles comem rapidamente como que para não deixar nada para o botia mas que sempre come o que eles deixam escapar ou que lhes consegue roubar em manobras mais ou menos arrojadas.
O tamanho deles desperta a maior curiosidade de todos os que os vêem e também de alguns comerciantes do ramo que afirmam nunca ter visto ciclídeos papagaio tão crescidos, nem em lojas nem nos importadores.
Ainda não há literatura específica sobre os ciclídeos papagaio, mas há muita informação de aquários perfeitos para espécies de grande porte, sistemas de filtragem e equipamentos que permitiriam, talvez, que estes dois casais já se reproduzissem (falarei do que isto poderá querer dizer, algumas linhas mais abaixo), já que é praticamente uma certeza que isso não acontece devido à falta de condições ambientais.

Muito tempo e algumas energias, foi o 1º aquário deste médico que assume a sua inexperiência neste campo, uma grande vaidade e orgulho que faz com que o nosso Dr. pondere a hipótese de levar os seus “papagaios” a concurso se alguma vez se realizar algum.

Os meus comentários

Sem querer entrar na polémica de conseguir a selecção de algumas espécies de peixes de uma forma bizarra, gostaria no entanto de acrescentar alguns pontos a este relato.
Em Junho de 98, num artigo de Ángel Cánovas, os “Papagaio Vermelho”, “Papagaio Sangue” ou “Ciclídeos Papagaio” (como ficaram mais conhecidos) ficou perfeitamente claro que são o resultado de uma reprodução selectiva obtida do cruzamento de três espécies: Archocentrus nigrofasciatus, Amphilophus labiatus e Heros severus.
Não nos esqueçamos que todas estas espécies estavam ‘reunidas’ no grande género Cichlasoma, o que lhes dá já uma certa ligação. Mas apesar disto não se sabe nada de muito preciso da verdadeira “proveniência” dos Ciclídeos Papagaio, já que os criadores asiáticos que seleccionaram esta espécie guardam religiosamente este segredo por motivos comerciais (pois que de todos os ciclídeos, excluídos os Discus e os Escalares, os Ciclídeos Papagaio são os mais vendidos em todo o mundo ...).
Considerado pois o facto de que os Ciclídeos Papagaio são o resultado de uma série de cruzamentos entre Ciclídeos “geneticamente compatíveis”, poderemos muito facilmente concluir que estes peixes são híbridos estéreis.
Mas a experiência (mais uma vez Cánovas), vai contra esta conclusão, pois conseguiu a reprodução entre uma fêmea de Ciclídeo Papagaio e um macho de Theraps (ex Cichlasoma!) synspilum. Fica a dúvida: serão só estéreis os machos de Ciclídeo Papagaio? Este autor nunca conseguiu, em nenhum dos seus aquários a reprodução destes Ciclídeos.
Por outro lado a falta de espaço (conforme apontado anteriormente) também não é uma limitação, pois há muitos relatos de reproduções de Ciclídeos ‘gigantes’, com mais de 15cm, em aquários de 100 litros ...
Considerada a popularidade dos Papagaios Vermelhos entre os aquariófilos de todo o mundo, e de Portugal principalmente, deixo aqui um apelo a todos vocês: fotografem, filmem, escrevam a contar as vossas experiências com estes peixes (então e os outros?).

Um abraço aquariófilo

Mário d’Araújo

marioadearaujo @gmail.com

















Sem comentários: